Curso de Nutrição e Gastronomia

Colágeno na dieta ajuda a emagrecer?

Incluir o colágeno na dieta ajuda a emagrecer?

    Colágeno é um tipo de proteína produzido pelo nosso organismo. No entanto, a partir de 25 anos de idade essa produção começa a diminuir e aos 50 anos nosso corpo só produz 35%.Este decréscimo faz parte do processo de envelhecimento, onde há diminuição do tônus muscular, unhas e dentes fragilizados, e cabelos menos resistentes.

    Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50.
Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo. Não tem como repor todo o colágeno perdido ou deixado de produzir e é importante que seu consumo esteja associado a vitamina C.


NA DIETA


    Fazer uso do colágeno emagrece? O consumo regular, antes das refeições, pode contribuir para a diminuição de peso, sim, pois ajuda a dar saciedade. Isso ocorre porque o colágeno se liga a grande quantidade de água e portanto a pessoa comerá menos.
   Pesquisas sugerem que a ingestão de colágeno em pó é a mais eficiente para a manutenção da massa magra e se for consumido pelas pessoas que mantém uma boa
disciplina de atividade física pode melhorar a flacidez da pele, mantendo um aspecto mais jovial.
   Destaco que não combate a celulite! Porque a celulite é um processo multifatorial, onde ocorre a diminuição da circulação venosa e linfática, retenção de água, acúmulo de gordura
e processo inflamatório. O que acontece é que a pele fica mais elástica e pode dar a impressão de melhora da celulite -- mas ela continua lá!


GELATINA NÃO FAZ MILAGRE


    Não existe gelatina rejuvenescedora ou emagrecedora. Há uma confusão comum feita pelas pessoas leigas sobre a gelatina e quantidade de colágeno. Muitas compram a gelatina de supermercado achando que tem o mesmo efeito da gelatina vendida nas casas de suplementos, produtos naturais ou farmácias manipuladoras. A gelatina de supermercado não oferece a quantidade de colágeno para fazer algum efeito direto na perda de peso ou para deixar a pele com aspecto mais jovial.
     As pessoas me perguntam se dá para encontrar colágeno em alimentos. Sim, na pele e carne de frango, nas cartilagens e em ossos bovinos. Mas cá para nós quem come isso? Em algumas cidades do interior e mesmo na região Sul até que é hábito comer, mas nada de consumo diário ou grande quantidade.

Consulte o Nutricionista!

0 comentários:

Postar um comentário