Alimentação para prevenção de doenças cardiovasculares

     Você sabia que a alimentação influi muito para o desenvolvimento de doenças e que mesmo elas instaladas pode ajudar a diminuir a progressão das mesmas? Então, vou dar algumas dicas aqui.

A alimentação deve ser composta por:

     Fibras para diminuir a absorção de açúcares e gorduras, diminuir a agregação de gorduras na artéria (o que pode levar a aterosclerose) aumentar a produção de bactérias boas para o nosso corpo, diminuir as chances de ter um câncer e ajudar no funcionamento do intestino. Como exemplo a aveia, a linhaça, farelo de trigo, fibra de maracujá, frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
     Gorduras boas como as poliinsaturadas e as monoinsaturadas presentes no azeite extra-virgem, nos peixes, na linhaça, nas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas). Elas fazem com que haja uma melhora nas células levando a elas proteção para que não ocorram doenças, diminuem a absorção de colesterol e LDL (que são as gorduras ruíns) e aumenta a a gordura boa (HDL), diminuem a formação de radicais livres que estão associados com o envelhecimento, doenças, celulite e outros.
    Antioxidantes que atuam na diminuição na produção de radicais livres que estão envolvidos no aparecimento de doenças como o câncer e doenças cardiovasculares, envelhecimento, cansaço, perda de memória, perda de vitaminas e minerais e lesão para a célula. Eles podem ser encontrados nas frutas, sendo o açaí importantísiimo (mas sem o xarope de guaraná) e a romã, verduras, legumes e ervas como as cenouras, o tomate, cebola, alho, açafrão da terra, gengibre, alecrim, nas oleaginosas, no azeite, cacau, ovo, cereais integrais e outros muitos.
      Abacate é uma poderosa fruta que tem ação de diminuir o colesterol, é antioxidante (diminui os radicais livres), fornece energia diminuindo a fadiga e o cansaço, ajuda na perda de peso, faz bem para o cabelo e a pele e ainda ajuda a prevenir doenças também.

E tomar sempre cuidado com a ingestão de:

     Gorduras trans e saturadas que são as gorduras ruins para o coração. Facilitam a aderência das gorduras nas artérias, prejudicam a absorção de séries de nutrientes, aumentam o colesterol, gordura abdominal e trás outros malefícios. Elas estão presentes nas frituras, salgadinhos, biscoitos, produtos de padaria, carnes vermelhas, manteiga e margarina.
     Sal, olhar sempre os rótulos dos produtos, lembrando que pessoas que não possuem nenhuma doença podem consumir 2000 mg de sódio ao dia. Alguns alimentos como chips, salgadinhos, molhos prontos, tempero industrializados, refrigerantes, molho shoyo tem muito sódio.
     E é claro, não poderia deixar de falar que a atividade física é muito importante para prevenir doenças e manter a qualidade de vida.

Curta Nossa FanPage e Compartilhe Saúde NutriDicas .

0 comentários:

Postar um comentário