A verdade sobre as barras de cereais

     A Organização de Defesa do Consumidor no Reino Unido acabou de liberar um relatório onde elesabordam a realidade sobre as barras de cereais. Você sabe, aquelas de marcas populares de cereais que deveriam ser saudáveis e normalmente contém cereais integrais, castanhas e frutas secas.
     Mas, como o time de pesquisadores verificou, muitas dessas barras são na realidade cheias de açúcar, gordura e calorias. Por incrível que sua parecer, algumas delas chegam a ter 18g de açúcar, o mesmo que uma lata pequena de refrigerante.
“As pessoas escolhem as barras de cereal na expectativa de serem mais saudáveis do que chocolate ou biscoitos, mas nossa pesquisa mostrou que isso de ser um mito,” disse o diretor executivo da organização, Richard Lloyd.
     Os pesquisadores verificaram cerca de 30 diferentes barras (as mais vendidas) e escolheram as que pareciam mais saudáveis. Eles encontraram que 16 dessas barras apresentaram surpreendentes 30% de açúcar e tinha calorias superiores a biscoitos recheados. Mais chocante ainda é que um terço das barras tinham alta concentração de gordura saturada!
     Apesar do estudo ter sido realizado no Reino Unido, existem muitas lições que podemos aplicar por aqui. Então, o que você deveria observar?
  1. Muitas barras de cereais são focadas em crianças com embalagens com personagens infantis e sabor agradável. Mas algumas têm tabelas nutricionais de seus rótulos baseadas em adultos. Isso significa que você precisa repensar as proporções calóricas com seu filho em mente.
  2. A não ser que você esteja realmente substituindo uma refeição com uma barra, muitas delas contém excesso de calorias para ser considerada um lanche. De fato, a pesquisa encontrou que muitas tinham a mesma quantidade de calorias que bolos e biscoitos.
  3. Apesar de você não esperar por muita gordura saturada em uma barra de cereais, a pesquisa encontrou em muitas gordura vegetal hidrogenação e outras fontes de gordura saturada.
  4. Embora possa ser difícil de saber qual açúcar foi adicionado e qual é natural, a nutricionista da Organização Shafalee Loth recomenda verificar quanto e em que posição esses açucares estão colocados. Além disso, qualquer coisa com iogurte ou chocolate está fadado a ter mais açúcar do que uma fruta ou castanhas, de acordo com o relatório escrito por Loth.
  5. Durante o curso da pesquisa, os integrantes da Organização descreveu sua frustração com os rótulos confusos, especialmente no que diz respeito a açúcar. “Por lei, os fabricantes têm que listar os ingredientes em ordem de quantidade,” escreveu um dos autores. “Dividindo os açucares em vários tipos, os nomes aparecem mais embaixo na tabela nutricional permitindo que itens mais saudáveis como a aveia possam aparecer primeiro. Isso dá a impressão que a barra é mais saudável do que realmente é.” Procure por sucos de frutas concentrados, mel, frutose, xarope de frutose e outros. Não imita a fonte, açúcar adicionado contribui para sua ingestão diária.
Curta Nossa FanPage e Compartilhe Saúde NutriDicas .

0 comentários:

Postar um comentário