Ortorexia- Obsessão por dietas

   O obsessão por dietas é caracterizada por indivíduos que apresentam medo excessivo de ganhar peso ou aqueles que buscam manter uma dieta extremamente restritiva. Estes indivíduos que são obcecados por uma alimentação saudável, são chamados de ortoréxicos – ORTOREXIA
Tire algumas dúvidas sobre esse distúrbio

O que é ortorexia?
   A Ortorexia é um distúrbio alimentar recentemente conhecido, que surge quando o indivíduo se torna obsessivo por alimentação saudável. Ao contrário da anorexia e bulimia, o indivíduo permite-se comer somente alimentos saudáveis, observando cada conteúdo nutricional e o valor calóricos dos alimentos. Estes indivíduos na busca por este tipo de alimentação acabam causando um desequilíbrio alimentar, pois fazem muitas restrições alimentares – causando deficiência de vitaminas e minerais.

Quais sao as diferenças entre ortorexia, anorexia e bulimia?
   Os três distúrbio tem a mesma preocupação exagerada pelo peso. O que difere é que em anorexia, há uma restrição alimentar, em bulimia há um descontrole da alimentação, com episódios de purgação, culpas e e Ortorexia o indíviduo come somente os alimentos que considera saudável.

Quais são as características de quem sofre de ortorexia?
   São indivíduos que apresentam dificuldade de manter convívio social, não conseguem comer junto com outras pessoas, contam todas as calorias da dieta, podem apresentar problemas de pele, unhas e cabelos quebradiços, anemia, tonturas, falta de disposição, dor de cabeça, problemas de funcionamento de intestino.

A pessoa ortoréxica ela é obssecada por dietas e alimentos saudáveis. Geralmente, essas pessoas procuram orientação de nutricionista?
   Na maioria das vezes não, fazem dieta por conta, e acabam apresentando deficiência de vitaminas e minerais.

   Por apenas ingerir alimentos saudáveis, analisar o que está comendo, a pessoa que tem ortorexia consegue    se alimentar por um prato feito por outra pessoa?
   Não, estes indivíduos perdem totalmente o convívio social, pois apresentam uma rigidez obsessiva por alimentação saudável, não sabem o que vai ser servido. Então só fazem refeição feitas por eles próprios

Como se dá o tratamento de uma pessoa que tem ortorexia?
O tratamento deve ser multidiciplinar, acompanhado por nutricionista e psicólogo.

Fonte: nutricionista clarisse zanette
Curta Nossa FanPage e Compartilhe Saúde: NutriDicas
Siga-nos também no Twitter e fique por dentro das Publicações

0 comentários:

Postar um comentário