Entenda os reais riscos de uma gravidez acompanhada de cães e gatos em casa

   Muitas pessoas acreditam que gravidez e animais de estimação são uma combinação que tem tudo para dar errado. Isso acontece porque existe o mito de que qualquer gato ou cachorro irá passar toxoplasmose à futura mamãe e, consequentemente, ao bebê. Porém, o contágio dessa doença não é tão simples assim. Por isso, para sanar as dúvidas e salvar muitos animais do abandono, conversamos com o clínico-geral Paulo Camiz e o médico veterinário Marcio Waldman. Confira!
Contaminação

     Segundo Paulo Camiz, a toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, que pode aparecer em todos os tipos de animais de estimação e de produção, como cães, gatos, coelhos, vacas, porcos e aves. A contaminação se dá quando um animal de produção com o parasita é abatido e serve de alimento direto para o ser humano ou para animais de estimação. Estes, por sua vez, passam a eliminar cistos em suas fezes por cerca de quinze dias. Se o ser humano entrar em contato direto com as fezes contaminadas ou se, através do vento, esses cistos “voarem” para outros alimentos, o ser humano também poderá contrair a doença.

Cães e gatos não são perigos constantes

    Para que um animal de estimação passe toxoplasmose aos donos, é preciso que este esteja contaminado. Portanto, a melhor prevenção contra a doença é a higienização dos ambientes. “É importante que os animais sejam alimentados apenas com ração, sem incluir qualquer tipo de carne crua. Os donos também devem manipular as fezes do animal sempre com luvas e higienizar as mãos em seguida”, aconselha o médico veterinário.

Mamães, atenção!

    O grande perigo está quando uma mulher grávida com baixa imunidade é contaminada. A toxoplasmose é transmitida ao feto através da corrente sanguínea e pode acarretar em aborto ou graves deficiências visuais, neurológicas e retardo mental. “Porém, quando a grávida estásaudável e toma os cuidados básicos de higiene, ela conviverá em harmonia com o animal sem grandes riscos de contaminação”, afirma Marcio.

Fonte: Papo Feminino

0 comentários:

Postar um comentário